Educar não é uma tarefa fácil…

Todos sabemos que não há manuais para educar , cada criança é única e tem as suas características … mas há algumas regras que podem ajudar a fazê-lo de forma mais correta.

Existem pelo menos dez erros que não podemos cometer na educação dos nossos filhos.

1. Ser um mau exemplo

Os pais são as referências e os modelos a seguir pelas crianças. Ao dar o exemplo terá legitimidade para chamar á atenção e corrigir

2. Superproteger

Proteger em excesso , temos crianças que não sabem resolver os seus problemas e cuja socialização ficará aquém do ideal para um normal desenvolvimento. Os pais devem apresentar qual o caminho para a resolução de um problema e apresentar alternativas para que os filhos façam as suas próprias escolhas

3. Não impor normas e limites

As normas transmitem segurança , por isso as crianças precisam de normas para saber agir , proteger do perigo, para não se transformar em crianças apáticas, autoritárias ou passivas .

4. Gritar

Gritar causa graves problemas de baixa auto-estima, ansiedade e tendência para a agressividade

5. Castigo desproporcional

O chamado “castigo positivo“ tem mais impacto.

Em vez de utilizar a privação de algo que a criança gosta, opte por métodos de responsabilização direta com a “ asneira” em causa .

6. Falta de entendimento entre os pais

É muito comum que os pais não tenham o mesmo critério educativo e cada um aplique o seu. É preferível falar entre o casal sobre como agir antes de dar normas díspares que fazem com que a criança se sinta perdida.

7. Negatividade

Os pais têm o costume de utilizar o “não“, de forma muito habitual: “ não salte!”, “ não suba!” , “não  grite” … em vez de utilizar o não, explique porque não pode fazer o que quer e a criança percebe 

8. Não ouvir as crianças 

É fundamental ouvir as crianças e perceber qual a origem da atitude que tomaram . O que lhes levou a ter uma determinada conduta ou o que sentem e acreditam sobre as coisas. 

9. Promover o consumismo 

Evitar que as crianças se esforcem e lutem em conseguir as coisas que querem , mas apresentá-las em bandeja só cria crianças preguiçosas e com poucos desejos de alcançar objetivos.

10. Esquecer que é ser criança 

Não podemos tratar as crianças como adultos, afinal elas estão em processo de aprendizagem e precisam de experimentar e provar .

Ao aplicar tanto quanto possível estas “regras” , ou evitar estes erros , estamos a promover espaço á individualidade de cada criança, a estabelecer uma relação positiva-empática, estamos a formar crianças com uma melhor auto-estima e a ganhar uma prática de regulação emocional em contexto de tensão/conflito.

Acreditar que amanhã vai ser melhor, que hoje não correu bem , mas um dia tudo vai ser mais fácil. 

Sejam pais atentos e observadores…

A Criança vai Adorar !!!