O direito à autodeterminação nas CRIANÇAS 

Enquanto pais temos o dever de olhar pela nossa “prole” , pela sua saúde, educação e bem-estar .

De uma forma ou outra , o nosso grande objetivo em mente é ensiná-las a andar, cuidar da sua higiene, vestir-se, cuidar dos seus brinquedos , do quarto, dos seus deveres escolares e afins .

Contudo por vezes distraímo-nos com esse papel “de quem decide tudo por eles”, sem procurar perceber qual a sua vontade, quais os seus gostos ou preferências, ou quais as coisas que odeiam fazer. E não está em causa apenas do que gostam ou não gostam de comer, mas também do que gostam de jogar, criar, inventar, magicar ou, quais as suas perspectivas para o futuro!

Num determinado dia apercebemo-nos de repente que, embora nos considerarmos pais atentos e ativos na vida dos nossos filhos, temos dificuldades em aceitar que eles tenham as suas preferências, independentemente dos nossos gostos e que isso é um direito deles.

A verdade é que os nossos filhos não têm de fazer o mesmo que nós, gostar do mesmo do que nós gostamos ou aceitar tudo o que lhe oferecemos.

Compreender que tem vontade própria, e que eles sabem o que os faz feliz e ousar lutar por isso, é um orgulho enorme!

A verdade é que continuarão a ser nossos filhos, e seguramente mais felizes porque percebem que são seres únicos e com uma vida pela frente .

Compreender o quão importante é dar espaço aos nossos filhos para que sejam eles mesmos, e não uma cópia perfeita dos pais , dá-nos uma maior confiança para ver que estamos no caminho certo .

Sentimos um orgulho enorme enquanto pais , por ver que eles estão a criar a sua própria vida , e terem a coragem de pensar sobre o que verdadeiramente os fará feliz no futuro, independentemente da profissão dos pais

E quando os nossos filhos cuidam da sua auto-estima, da sua auto-confiança, da sua auto determinação, quando vivem com paixão , eles projectam para o exterior um brilho , uma energia e uma vibração contagiante que nos reforça , que nos revigora e que nos faz crescer a nós e a eles , e a desenvolver , construir e acreditar que os seus sonhos são possíveis de alcançar .

A imagem que transmitem diariamente é fundamental para a melhoria dos seus resultados

Saber SER…
Saber ESTAR…
Saber DAR… faz deles pessoas de SUCESSO!